Uso do DO e o que são verbos
Como usar presente simples (simple present) e passado simples (simple past) em inglês. O que são verbos, como funciona o infinitivo, exemplos de frases afirmativas, negativas e interrogativas.
GRAMMAR
Teacher Joana Feliciano
6/4/202312 min read
Gostou dessa ideia? Consegue nos ajudar a ter mais recursos?
Faça sua doação: https://apoia.se/brainstormclub
Dúvidas, comentários, manda caixinha no Instagram: @lingogenomics
Onde você me encontra: https://www.instagram.com/lingogenomics/
https://www.youtube.com/@lingogenomics/
https://www.facebook.com/lingogenomics/

Before we start...
(antes de começarmos...)
Uma das primeiras tecnologias que nós desenvolvemos para passar o que estava na nossa cabeça para o mundo foi a fala, ainda é a tecnologia mais rápida para transmitir ideias.
ORIGEM DO INGLÊS
Inglês surgiu a partir do século V como uma mistura entre os dialetos dos povos anglos, saxões e jutos (povos germânicos do norte da Europa) que ocuparam as terras, até então, dominadas pelos povos celtas
nativos da região.


O QUE SÃO PALAVRAS
Palavra é a menor unidade significativa de uma língua que carrega significado para:
• Formar frases;
• Compor textos;
• Comunicação.
Principais Funções Das Palavras
Noun – Substantivos: Nomear coisas;
Verb – Verbos: Indicar ações;
Adjective – Adjetivo: Qualificar ou classificar coisas;
Adverb – Advérbio: Mostrar como, quando, quanto, onde acontece algo que muda o verbo, adjetivo, ou outro advérbio;
Pronoun – Pronome: Usado para não usar o nome próprio das coisas para: a) evitar repetição, b) evitar especificidade, c) diminuir o tamanho da fala;
Preposition – Preposições: Ligar palavras diferentes;
Conjunction – Conjunções: Ligar orações diferentes;
Interjection – Interjeição: Expressar estados subjetivos de emoções e sentimentos;
Exercício Voluntário
Você consegue pensar em palavras (inglês ou português ou qualquer outra língua) que tenham essas funções? Se você optar por fazer, me mande no direct do instagram @lingogenomics.
Diferenças entre verbos em inglês e português
Existem 2 tipos principais de verbos (os outros são mais técnicos e dedicados a quem estuda a estrutura da língua, tipo linguistas, então vou falar sobre os necessários para você se comunicar em inglês).
Verbos são mais limitados em inglês do que em português.
Existem verbos cuja única função é indicar que a próxima palavra também será um verbo (os chamados verbos auxiliares, auxiliary verb).
Existem verbos “verdadeiros”, chamados verbos de ação (action verb) que mostram o conteúdo, a ação que queremos expressar.
Inglês
Português
No máximo 6 conjugações, a maioria tem 5
1 conjugação diferente (para she, he e it a mesma conjugação para os três)
Todas as outras iguais
Palavras não mudam de forma quando mudam função.
Exemplo: To cook, cook (cozinhar e cozinheiro)
140 conjugações
Conjugação diferente para cada pessoa
Palavras mudam de forma quando mudam de função. Exemplo:
Cozinhar, cozinheiro
Alguns exemplos de como os verbos em inglês não mudam a forma, quando mudam a função:
I drink water (eu bebo água)
água como substantivo
They water the plants (eles regam as plantas)
água como verbo (aguar ou regar)
They have a water bed (eles têm um colchão de água)
água como um adjetivo do colchão.
Os Verbos Em Inglês
Existem dois tipos de verbos em inglês:
Verbos auxiliares | auxiliary verb: Indicam que outra palavra é um verbo que carrega uma ação. Verbos auxiliares puros como o ‘do’ não carregam conteúdo, a única função deles é dizer que o próxima palavra é uma ação. Serão detalhados em outras aulas, hoje essa aula é sobre o “do”, mas para que saiba, são eles:
Do – does presente conjugado para she, he, it, demais é do | did (passado pra todos)
To be – am/is/are presente ( I - am; para he/she/it - is; e para you, we, they - are) | was passado para (para I, he, she e it) e were passado (para you, we e they)
Have – have presente (I, you, they), has presente (he, she, it) | had – passado todas as pessoas
Modal verbs - Can/Could/Will/Would/Shall/Shoud/may/might/must/ought to (presente e passado e para todas as pessoas)
Verbos de ação | action verbs: Carregam o “conteúdo verdadeiro do verbo” que é demonstrar ação. São todos os verbos, incluindo os auxiliares.
Nem todos os verbos podem ser auxiliares, mas os auxiliares podem ser verbos de ação. Quando os verbos são auxiliares ou de ação depende do contexto, então vamos analisar essas diferenças.
Tudo sobre o Do
A uma das teorias diz que o “do” como auxiliar veio do povo céltico, e foi incorporado à linguagem escrita no inglês medieval, cerca do ano 1.150. O “do” continuou como residual dessas línguas antigas e desde sempre foi utilizado antes de todo verbo de ação, então ele só continuou da mesma forma e estrutura na atualidade.
O “do” é o verbo auxiliar mais importante no inglês para entender as estruturas gramaticais dos verbos, e saiba que ele pode ser auxiliar ou de ação. Eu o considero o verbo auxiliar mais importante em inglês porque ele atua com TODOS os verbos de conteúdo, ele só não atua com outros auxiliares.
“Do” como um verbo auxiliar, indica a presença de outro verbo de ação. Mas o do também atua como verbo de ação ele carrega um conteúdo: ele significa “fazer”, no sentido de “executar” algo.
Ele some na fala.
Motivos pelos quais ele some:
As pessoas não pronunciam corretamente os verbos auxiliares, mas só os que carregam ação nas frases afirmativas porque isso é um artifício da língua para levar a atenção do ouvinte para os pontos importantes da comunicação. Exemplo no português: “Deixe eu ver” - “tchô VÊ”, “chô VÊ”.
Ele some das das frases porque o nativo sabe que ele está lá. Exemplo no português: Eu vou ao mercado. Essa frase pode facilmente ser compreendida como: Vou ao mercado, sem precisar colocar o “eu”.
Exemplo em inglês: “I do have cats.” Mas ouviremos quase sempre as pessoas falando: “I have cats. ”, sem pronunciar o do.
Do será utilizado nas frases afirmativas apenas quando quisermos dar ênfase em alguma frase. Utilizando o exemplo anterior, "I do have cats", se mantivermos o “do” na fala, queremos dizer o equivalente em português: “Eu tenho gatos, SIM.
“Do” na AFIRMATIVA
“Do” na NEGATIVA
Aparece e fica logo após a pessoa que está fazendo a ação.
"Do” aparece porque ele junta com o “not” (não) e se torna um ato de negar uma ação, podemos dizer que ele vira um “combo negativo”:
do not (formal na escrita e de ênfase na fala) ou don’t (jeito informal é rápido de falar) em que o “do” não executa uma ação.
Exemplo: I don’t have cats ou I do not have cats.
(Eu não tenho gatos) | (Eu não tenho gatos)
A função do “do” nessa frase é negar o verbo “have”, não executar have, a ação de não ter gatos.
Na forma longa “do not” é usado na escrita para deixar o texto mais formal e na fala para transmitir ênfase na negativa. Exemplo no português: “NÃO faça isso”. Já o don’t é uma forma mais curta e rápida de falar que não transmite a ênfase, é só uma negativa normal.
O apóstofro (‘) existe no inglês para dizer que um som foi suprimido da fala (o que não é a mesma coisa de abreviação, abreviação é WHO - World Health Organization, UN - United Nations, USA - United States of America…).
“Do” na INTERROGATIVA
Ele aparece antes de quem está fazendo a ação, assim como nas frases afirmativas, ele pode sumir da fala pelos mesmos motivos, mas deve constar na escrita.
“Do” nas frases interrogativas não aparece somente no início das frases, mas em qualquer posição da frase, desde que esteja imediatamente antes da pessoa que está fazendo a ação.
Exemplo com “do” depois do início da frase: “How many Brothers and sisters do you have?” (Quantos irmãos e irmãs você tem?)
Exemplo com o “do” no início da frase: “Do they have cats?” (Eles têm gatos?)
“Do” na INTERROGATIVA NEGATIVA
É só colocar o combo negativo antes da pessoa, dito de forma suprimida “don’t” ou também pode colocar o “do” antes da pessoa e seguir com o “not” depois dela.
Segue a mesma lógica das frases negativas, mas também das interrogativas e ao mesmo tempo. Ou seja, posso usar o combo “don’t” ou “do not” das negativas, mas preciso colocar o do antes da pessoa que faz a ação.
O “do” é o auxiliar que pode ser usado para negar e perguntar com todos os verbos de conteúdo. Ele só não será utilizado como auxiliar com outros verbos auxiliares.
O verbo auxiliar é o prioritário a ser conjugado. Ou seja, modificado por conta da pessoa ou estar no presente ou no passado. Nas frases em que tiver um verbo auxiliar + um verbo de ação, quem vai receber a conjugação sempre será o auxiliar e o verbo de ação continuará como a palavra é, sem sofrer modificação na sua forma.
Todos os verbos em inglês precisam que as pessoas que estão fazendo a ação sejam indicadas, se é “eu”, “ele”, “ela”, “nós”, “eles/elas” etc... Porque no português o tipo de conjugação já indica a pessoa que está fazendo a ação, por exemplo, “dançamos” (sabemos que se está conjugado em “-amos” diz respeito a “nós”). Como no inglês só temos três formas de conjugar, então precisamos dizer quem é a pessoa, porque de outra forma não conseguimos entender quem está fazendo a ação.
Exemplo: Want to eat.
(quero/quer/queremos/querem comer)
Quem quer comer? Eu, você, nós, todos?
I
Eu - Sempre em letra maiúscula
Pessoas em inglês
You
Você/Vocês - Serve tanto para singular, quanto plural
He
Ele - Precisamos adicionar um “s” no fim da ação. Esse “s” não é plural
She
Ela - Precisamos adicionar um “s” no fim da ação. Esse “s” não é plural
IT
Sei lá - Precisamos adicionar um “s” no fim da ação. Esse “s” não é plural
Particulares do “it”: Chamo ele de “sei lá” por dois motivos:
Ele é usado para descrever o que em português se chama sujeito inexistente, quando uma ação não tem pessoa que a faça.
Como temos poucas conjugações verbais em inglês, precisamos colocar uma pessoa para essa situação, daí o uso do “it”.
Exemplo: Chove muito. (quem é o sujeito que chove? No inglês dizemos que quem chove é o “it”).
Essa frase fica assim: It rains a lot.Também utilizamos “it” quando queremos nos referir a ele/ela para algum objeto ou animal, mas de maneira impessoal, sem afeto.
We
Sem nenhuma observação
They
Funciona igual no feminino e masculino
Verbos no infinitivo
Chamamos de infinitivo quando o verbo (a ação) está na frase, mas não tem pessoa que a faça. É equivalente ao nosso: -ar (guardar); -er (querer); -ir (partir), -or (repor).
No inglês acrescentaremos o “to” antes do verbo:


Verbos Conjugados com S
S no final de verbo não é plural. Plural em inglês, quando terminado em “S”, só é usado em substantivos.
Quando falamos de verbos, o “s” diz respeito ao verbo que as pessoas “he”, “she”, ou “it” conjugam e o “s” deve ser acrescentado.
O S pode ser utilizado tanto nos verbos auxiliares (“do” e “have”) quanto nos verbos de ação, porém se a mesma frase tiver um verbo auxiliar e um de ação, o auxiliar sempre vai receber o “s” da conjugação e deixar o verbo de ação sem alterações.
A conjugação com “s” só acontece no presente.
Exemplos de conjugação com verbos de ação, note que não tem verbo auxiliar nessas frases e o verbo de ação é o to want:
She wants to drink
Ela quer beber
He wants to drink
Ele quer beber
It wants to drink
Ele/ ela/ Sei lá quer beber
Exemplos de conjugação com verbos auxiliares. Note que constam verbos de ação (want), mas por constar auxiliares também (verbo do), ele é quem recebem o “S”:
She does want to drink
He doesn't want to drink
It does want to drink
Ela quer beber, sim
Ele quer beber, sim
Ele/ela (sei lá) quer beber, sim
Lembre-se que em frases afirmativas posso ou não utilizar o “do” por isso ele consta aqui em algumas frases e outras não, ele tem o papel de enfatizar a ação em frases afirmativas.
Em frases quando o “do’ está presente em afirmativas, negativas e interrogativas, ele pega a conjugação do verbo.
Exemplos de frases negativas e interrogativas:
She doesn't want to drink
It doesn't want to drink
He does want to drink
Does she want to drink?
Does he want to drink?
Does it want to drink?
Ela não quer beber.
Ele não quer beber.
Ele/ela (sei lá) não quer beber.
Ela quer beber?
Ele quer beber?
Ele/ ela/ Sei lá quer beber?
Conjugações só com verbo de ação
Conjugamos um verbo ao tirar o “to” dele. Com as pessoas “I” ,“you”, “we” e “they” em frases afirmativas é só seguir o exemplo:
I need to sleep
You need to sleep
We need to sleep
They need to sleep
Para afirmativas com ênfase, negativas e interrogativas é só seguir o modelo:
I do need to sleep
I don't need to sleep
Do I need to sleep?
You do need to sleep
You don't need to sleep
Do you need to sleep?
We do need to sleep
We don't need to sleep
Do We need to sleep?
They do need to sleep
They don't need to sleep
Do they need to sleep?
Como usar no passado
A lógica de colocar as frases no passado permanece com a mesma estrutura das frases no presente, tanto as afirmativas, quanto negativas, quanto interrogativas, quanto interrogativas e negativas.
Existem dois tipos de verbos quando falamos sobre passado: regulares e irregulares.
Não existe conjugação com “s” para “he”, “she” e “it” no passado.
A conjugação do passado é igual para todas as pessoas.
Verbos Regulares
(eu chamo de verbos legais) porque basta colocar “-ed” ao final da palavra.
Quando uma palavra terminar em “e”, só acrescentamos o “d”, exemplo: type fica typed.
Quando uma palavra terminar em “d”, colocamos o -ed” normalmente, exemplo: need, fica needed.
O to have mudou por conta da pronúncia, veremos sobre pronúncia nas próximas aulas, mas por enquanto cito que o to have que uma vez já foi haved, porém “evoluiu” para had.
Verbos Irregulares
(eu chamo de verbos chatos) porque eles não têm uma lógica ou estrutura pré-definida, como colocar o -ed no final das palavras. Alguns mudam completamente a palavra, outros permanecem iguais. Existem inúmeras tabelas listando esses verbos, mas eu aconselho a ir aprendendo aos poucos, quando em dúvida use um dicionário. Você aprendeu centenas de conjugações em português sem decorar tabela alguma. Entretanto, siga o que for mais natural para você.
Os verbos irregulares se mantiveram com as regras antigas de inglês (umas 7 regras), eles se mantiveram por conta da repetição no dia a dia (tanto que a maioria dos verbos irregulares é “trivial” to eat, ate (comer), to drink, drank (beber), to go (went), put, put (por, colocar), assim como o “Do”, que veio dos povos antigos e manteve sua irregularidade por conta da repetição. “Do” no passado vira “did”. Vamos ver o exemplo com a frase (pessoa) gostou do bolo, na afirmativa, negativa e interrogativa.
I
you
he
she
it
we
they
____ liked the cake
___ didn't like the cake
Did _____ like the cake?
O passado é igual para todas as pessoas, então fique à vontade para usar a pessoa que preferir na estrutura.
Uso de presente e passado
Em português utilizamos o presente para nos referir ao passado e presente, por exemplo: “Trabalho há 19 anos”. (comecei meu trabalho no passado e continuo trabalhando).
Utilizamos também o passado em português para nos referir a coisas no presente, por exemplo: “Já fui ao Rio de Janeiro”. (significa que essa experiência ainda está presente em mim, embora eu tenha ido no passado pra lá).
Presente em inglês: Utilizamos o presente somente em três situações:
Falar que algo acontece sempre. Exemplo: Eu dou aulas (minha profissão); Ele dorme cedo. Eles não comem carne.
Usamos o presente para falar de coisas que acontecem independente da nossa vontade.
Exemplo: A terra gira em torno do sol. A terra é redonda. Vacinas não causam autismo.Usamos o presente para falar de coisas que estão acontecendo no momento, no agora. Eles estão dormindo. Eu estou comendo pão.
Passado em inglês: Passado é utilizado somente para falar de coisas que acabaram e não influenciam mais o presente.
Exemplos: Ontem comi bolo (hoje o bolo acabou).
Ela tinha gatos (hoje ela não tem mais);
Quando queremos falar de um passado que continua nos influenciando, no inglês utilizamos um terceiro conceito de tempo que é o present perfect (que será detalhado em outra aula). A grosso modo ele fala de um passado que ainda influencia no presente e/ou continua acontecendo.


clique para aumentar
Mapa mental da aula
Se preferir, baixe o pdf
clique para aumentar